PATRÍCULA ELEMENTAR

«A nossa pequena pátria, a nossa patrícula.» B. Vian

Quem é Valério Romão?

valerioromao_vitorinocoragem_2

(c) Vitorino Coragem (Editions Chandeigne)

Mais vale tarde que nunca, eis um ditado que plenamente se justifica neste caso. Quatro anos depois de ter sido publicado Autismo (abYsmo, 2012), em mais uma desfloração da vida, mesmo se na certa virgindade de quem ainda não leu mais nenhum outro livro deste escritor, estou a ler Valério Romão. Escritor de mão-cheia.

A escrita é do melhor, denota leitura, pensamento, e mão feita no ofício de reescrever, indo ao osso, os primeiros borrões de frases alinhadas e habitualmente ainda hesitantes, cheias de excedentes sem interesse do ponto de vista literário. A escrita é, também, fria e distanciada, de alguém que parece observar e efabular sem piedade sobre vidas comuns tornadas outra coisa pela emergência da diferença relativamente a uma ideia de normalidade.

A escrita é, ainda, sombria, derramando-se por páginas de quotidianidade e desoladora penumbra em que nenhuma alegria cabe. A escrita não tem ponta de poesia, mantendo-se firme num realismo horroroso a que contudo o escritor confere estranhas qualidades: uma estrutura narrativa irrepreensível, cerzida decerto nos bastidores de noites de apagar os vestígios da passagem do escritor-cirurgião pelo texto, por exemplo.

E então imagino Valério Romão mais velho, a ser escritor a tempo inteiro e a acordar com as galinhas para escrever outras coisas, vindas directamente, sem contaminações da experiência pensante, do sonho transcendental do sono, necessariamente, ouso sugeri-lo, ainda melhores do que isto que já é tão bom mas a que falta qualquer coisa que a prática inteiriça da literatura pode propiciar.

Vou ler com interesse o que foi publicado depois de Autismo.

[actualizado a 26 de Dezembro de 2016]

autismo_abysmo_2012
Autismo, Valério Romão
abYsmo, 2012
e Editions Chandeigne (2016)
Ilustrações de Alex Gozblau

Anúncios

About Sarah Adamopoulos

Antiga jornalista profissional, dedica-se à edição de livros - criação e produção editorial - desde 2008. Anda pelos blogues desde 2003, lugares de eleição para a escrita rápida e para o debate de sociedade. Autora de vários livros, entre os quais "Fado menor" (literatura, 2005) e "Voltar – memória do colonialismo e da descolonização" (investigação historiográfica, 2012). Traduziu, entre outros, o primeiro grande estudo económico sobre a desigualdade no Mundo publicado no século XXI ("O capital no século XXI", de Thomas Piketty). Tem sempre peças de teatro e poemas na cabeça.

One comment on “Quem é Valério Romão?

  1. Pingback: Da Família | PATRÍCULA ELEMENTAR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17 de Dezembro de 2016 by in Livros, Mesinha de cabeceira and tagged , , , .

Navegação

%d bloggers like this: