PATRÍCULA ELEMENTAR

«A nossa pequena pátria, a nossa patrícula.» B. Vian

Democracia

Podemos não gostar dela e seguir caminhos que não achamos os mais razoáveis. Mas, quando um povo vota contra a indicação da maioria dos seus líderes partidários é porque existe um grande desajustamento entre elites e esse mesmo “povo” por quem tantos gostam de falar. E esse desajustamento dos poderes estabelecidos com os eleitores permite a afirmação de projectos problemáticos como o UKIP.

A Inglaterra (mais do que as restantes nações do Reino Unido) talvez nunca devesse ter sequer entrado na CEE e talvez tivesse sido mais prático terem saído do que andarem sempre a pedir excepções às regras e a ficar de fora de muita coisa. Assim, ficam de fora, de vez, podem gozar da sua excepcionalidade e afirmar a sua singularidade.

Foi uma decisão corajosa e, embora apenas por 51,9%, coerente com uma atitude de recusa daquilo que os seus líderes nem sempre foram capazes de assumir. A Inglaterra não quer ser como a Europa Continental e nunca o quis ser. Em boa verdade, nos últimos 200 anos, a Inglaterra viu-se mais vezes em trabalhos por se meter nos assuntos europeus do que provavelmente desejaria. A sua saída não é uma ameaça à paz, porque a guerra tem sido um hobby da Alemanha e da França.

A Europa fica incompleta, desta forma? Para mim é mais grave que tenha deixado de ser democrática, há muito, entregue a uma nomenklatura com tiques mais do que autoritários que não hesita em triturar as soberanias nacionais. A saída da Grécia seria uma catástrofe para a UE? E agora?

Uma última nota. O Cameron demitiu-se. Fez muito bem.

keep-calm-and-lets-be-british

Anúncios

About Paulo Guinote

Professor quando me deixam. Investigador quando posso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 24 de Junho de 2016 by in Patrícula elementar, Política internacional.

Navegação

%d bloggers like this: