PATRÍCULA ELEMENTAR

«A nossa pequena pátria, a nossa patrícula.» B. Vian

Claude Régy

00000207_0001_t

Fiquei com uma ideia a doer-me dentro da cabeça. A ideia ficou a latejar e acordou-me a meio da noite para me dizer que estava ali. Como se fosse muito normal a ideia acordar-me, como se fosse natural doer-me tanto, como se por ser assim forte eu a devesse sofrer, a ideia ali a fazer de general ateniense durante a guerra do Peloponeso, autoritária, impositiva, ali a lembrar-me aquele homem a cair, aquele náufrago a deslizar para a morte agarrado a um tronco que o seu corpo, sem pensar, só a ser ainda vivo, abraçou, na pulsão da vida que derrota até mesmo um homem que anda há demasiado tempo a treinar para a morte.

(a propósito de La barque, le soir, a partir de Vogar por entre os espelhos, de Tarjei Vesaas, encenado por Claude Régy e apresentado na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite no fim-de-semana passado)

Claude Régy (n. 1923) gosta da literatura, tendo assinado encenações de textos de Marguerite Duras, Nathalie Sarraute, Charles Reznikoff, Fernando Pessoa, entre outros. E gosta também dos dramaturgos contemporâneos mais sombrios, caso do norueguês Jon Fosse e da inglesa Sarah Kane. Em Portugal, a sua encenação da Ode Marítima (apresentada no Festival de Almada em 2010, que não vi) é considerada excepcional. O seu teatro é lento (muito), estranho, belo.

Anúncios

About Sarah Adamopoulos

Antiga jornalista profissional, dedica-se à edição de livros - criação e produção editorial - desde 2008. Anda pelos blogues desde 2003, lugares de eleição para a escrita rápida e para o debate de sociedade. Autora de vários livros, entre os quais "Fado menor" (literatura, 2005) e "Voltar – memória do colonialismo e da descolonização" (investigação historiográfica, 2012). Traduziu, entre outros, o primeiro grande estudo económico sobre a desigualdade no Mundo publicado no século XXI ("O capital no século XXI", de Thomas Piketty). Tem sempre peças de teatro e poemas na cabeça.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 3 de Junho de 2016 by in Cultura, teatro and tagged , , .

Navegação

%d bloggers like this: