PATRÍCULA ELEMENTAR

«A nossa pequena pátria, a nossa patrícula.» B. Vian

Entretanto, o Horror

Todo o ensino obrigatório nas mãos do caciquismo local? Quero ver a cara de certas pessoas do PS que me juraram pés juntos que isto nunca aconteceria, enquanto eu garantia que nesta matéria o PS é igualzinho ao PSD ou pior, um refém das cliques locais que são exímias nos oleodutos e envelopes financeiros. Andam em busca das gorduras do Estado? Procurem-nas, por exemplo, em muitas negociatas locais, em tantos buracos financeiros autárquicos. Se eu desconfio do poder local democrático? Ora bem… eu até desconfio do poder central democrático! Se isto se confirmar será o total esvaziamento da autonomia da gestão das escolas e teremos os shôres vereadores e plesidentes a querer mandar em tudo o que mexe. Relembremos o macário. Há excepções? Claro que sim e são isso mesmo excepções honorabilíssimas.

E apesar das garantias que me deram, eu continuo a achar que existe uma maldição muito específica sobre o seminário do CNE sobre este tema. Mais de um ano para publicar umas actas em suporte digital só se pode explicar – quando tantas outras saíram em metade do tempo – pela aliança das eminências pardas do sistema com os caciques apavoneados. O grande pacto educativo do centrão passa por aqui e os penduricalhos estão domesticados.

keep-calm-and-napalm--8

About Paulo Guinote

Professor quando me deixam. Investigador quando posso.

Deixe uma Resposta

Information

This entry was posted on 12 de Abril de 2016 by in Banzai, Educação, Patrícula elementar, Política nacional.

Navegação

