PATRÍCULA ELEMENTAR

«A nossa pequena pátria, a nossa patrícula.» B. Vian

The Age of Plastic

 

 

Às 12:01 horas do dia 1 de Agosto de 1981, a hoje dinossáurica MTV abriu a primeira emissão com o clip dos Buggles — Video Killed The Radio Star, dirigido e editado por Russel Mulcahy para a canção escrita em 1979 por Geoff Downes, Trevor Horn e Bruce Woolley.

Foi gravada, em primeiras núpcias, por Bruce Woolley and the Camera Club, de que fazia parte o futuro Thomas Dolby.

E logo a seguir também pelos Buggles (os outros dois compositores originais, ou seja, Geoff Downes e Trevor Horn) para o single de lançamento, a 7 de Setembro de 1979, editado pela Island Records. E que, meses depois, incluiria o alinhamento do LP The Age of Plastic.

Foi uma daquelas pequenas coisas que mudaram a História da cultura popular. No tempo em que as listas ainda reflectiam o gosto e o poder de compra da última geração vinil, Video Killed The Radio Star liderou os tops de vendas do mundo ‘livre’. Não só pela melodia particularmente orelhuda e pelas super-dançáveis 132 batidas por minuto, mas também pela montagem em cortes rápidos e sequenciais, usando e abusando da nova linguagem videográfica. Tudo somado, tornou-se o oráculo da futura geração iPod.

 

(Pode parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas Trevor Horn e Bruce Wooley confessariam, mais tarde, que a ideia para a letra lhes veio directamente do conto The Sound-Sweep, de J. G. Ballard, (O Limpa-Som, in As Vozes do Tempo, Caminho FC, 1992). Madame Gioconda, uma cantora de ópera decadente, envolve-se numa luta quixotesca contra o sonovac, uma máquina cuja função é apagar os vestígios dos sons antigos. Uma história sobre a memória do som, portanto.)

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 19 de Março de 2016 by in Banzai and tagged , , , , , .

Navegação