PATRÍCULA ELEMENTAR

«A nossa pequena pátria, a nossa patrícula.» B. Vian

O foguetório da caridade

171-0307091248-great-depression-boys-and-girls-in-soup-line.jpg

De um modo geral, as festas servem para gastar dinheiro, engordar, levar com artistas de meia-tijela a tentar animar os acamados, ver filas bem comportadas de pobrezinhos para a sua ceia anual, ouvir as isabéis jonet falar de fé, esperança e caridade, e aguentar com políticos que prometem pais-natais marrecos de tanta prenda.

Servem, também, para perceber o estado a que chegou a pobreza em Portugal. Não a dos sem-abrigo do bacalhau com todos, todos os santos natais, mas a das famílias, que até têm trabalho, mas que não têm salário para dar de comer aos filhos, dia-sim-dia-sim.

Já vai sendo habitual ver as cantinas escolares abertas durante as férias de Natal. Caso contrário, muitas daquelas crianças, pura e simplesmente, não comem uma refeição decente todos os dias. Como o orçamento do Ministério da Educação não contempla as cantinas em época de férias, as autarquias ganharam o excelente hábito de financiar essa parte.

Até aqui tudo de bom, como diria o meu amigo Augusto Neves. Acontece que ontem ouvi um autarca queixar-se da despesa que isto dá. Como não quero fulanizar, adianto apenas que era de uma grande autarquia suburbana, daquelas que gerem orçamentos maiores que os de alguns ministérios. Segundo o referido autarca, a sua câmara iria gastar 22 mil euros. Repito, 22 mil euros. Uma maçada para o saudável equilíbrio das contas autárquicas.

Pergunto-me, com uma enorme vontade de entremear as perguntas com palavrões em vernáculo galaico-português: quanto terá gasto esta autarquia em iluminações de Natal? E quanto irá gastar, amanhã, no foguetório do Ano Novo?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 30 de Dezembro de 2015 by in Sociedade and tagged , , .

Navegação

%d bloggers like this: