PATRÍCULA ELEMENTAR

«A nossa pequena pátria, a nossa patrícula.» B. Vian

Os Portugueses ganham menos e gastam mais

poupança

Poupança das famílias portuguesas

O INE, nesta publicação, divulga informação interessante. A evolução da poupança, do consumo privado e do rendimento das famílias portuguesas.

A taxa de poupança das famílias portuguesas, no 3.º trimestre de 2015, reduziu-se para 4,0%, ou seja, menos 0,8% do que trimestre imediatamente precedente – causa-me ainda maior estranheza notícias transmitidas por TV’s de que, neste Natal, as compras tinham aumentado 3,47%. A explicação poderá centrar-se no recurso mais intensivo ao crédito, penso.

O INE, para a redução da poupança, dá a justificação de que houve, de facto, um aumento do consumo privado (0,8%), conjugado com a quebra de rendimento das famílias (- 0,1%). Esta dissonância, consumo aumenta e rendimentos deixem, parece fortalecer a conclusão de que o recurso ao crédito está, de facto, em expansão.

Infelizmente, o desemprego, sobretudo nos segmentos do ‘desemprego jovem’ e ‘de longa duração’, tem efeitos económicos e sociais muito negativos. E duros para quem está aprisionado nesse complicadíssimo labirinto.

Outro fenómeno, no mercado de trabalho, a causar uma pesada depressão sobre os salários, consiste na expansão do trabalho precário e/ou no trabalho pago a valores pouco superiores ao Salário Mínimo Nacional (SMN) em funções de substituição de retirados para a reforma, algumas das quais exigindo qualificação académica superior.

Conclusão:

Nas contas públicas, no sistema financeiro e no sistema económico, o governo de António Costa recebeu uma herança pesadíssima do Executivo anterior. Tem de lutar contra ventos e marés, e até enfrentar os próprios aliados na AR – como ontem se viu – para recuperar o País e agradar a Bruxelas. São tarefas ciclópicas. O sucesso será possível?

 

Anúncios

About Carlos Fonseca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 24 de Dezembro de 2015 by in Economia, Política nacional, Sociedade and tagged , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: