PATRÍCULA ELEMENTAR

«A nossa pequena pátria, a nossa patrícula.» B. Vian

A síndrome do pentelho

pauloportas_juvcentrista3040b0a1_base

Perdido no seu próprio labirinto, Paulo Portas começa a dar ares de quem anda de cabeça perdida e já não consegue controlar a frustração por ter sido apeado do vistoso cargo de vice.

Ontem, no encerramento do 21º Congresso da Juventude Popular, fez um discurso inflamado, mais ao estilo de uma Pasionaria que de um Churchill, figura que a criatura diz admirar com todo o seu ser. E articulou esta pérola de oratória tresloucada:

“Foi em nome da utopia que se viveram os piores totalitarismos das nossas vidas, foi em nome da utopia que nasceu o comunismo, foi em nome da utopia que nasceu o nazismo”.

É verdade. Foi em nome da utopia que nasceu o cristianismo e todas as outras distopias que se fizeram em seu nome: o salazarismo, o franquismo, o fascismo, o criacionismo, só para falar de algumas das mais ‘populares’ do século XX. Seriam precisos dois mil anos de distopias estalinistas, maoistas ou polpotistas para ultrapassar a miséria moral da utopia cristã. Povos inteiros dizimados em nome da fé, os massacres das Cruzadas, a Santa Inquisição, a Santa Máfia, a pedofilia institucionalizada na Santa Madre Igreja Católica Apostólica e Romana, a lavagem de dinheiro de sangue no banco do Vaticano, as igrejas universais e outras que tais.

Alguém devia mandá-lo em repouso para algum lado. Para o Brasil, por exemplo. Lembram-se do Catroga e da rábula dos pentelhos? Também andava numa lufa-lufa a tentar mostrar serviço ao chefe e aquilo saiu-lhe, quase sem querer. Pois, mandaram-no a banhos ao Brasil, veio de lá como novo e ainda foi capaz de arranjar (mais) uma reforma dourada na EDP.

Tenham dó do Paulinho. Arranjem-lhe lá qualquer coisinha. A ver se se cala.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 14 de Dezembro de 2015 by in Política nacional and tagged .

Navegação

%d bloggers like this: